Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

DILMA ROUSSEF ENQUADRA TUCANOS: ELÉTRICAS CEMIG E CESP, CONTROLADAS PELO PSDB, BOICOTAM A REDUÇÃO NA CONTA DE LUZ

Tucanos podem ficar no escuro
Tucanos podem ficar no escuro

Seria de caso pensado ou será que a presidenta Dilma Rousseff armou sem saber uma armadilha para os tucanos?  Ao anunciar a redução da conta de luz, em setembro passado, será que o governo não calculou o risco de que a Cesp e a Cemig, controladas por tucanos,  recusariam participar da redução da conta de luz?

É possível que sim. Apesar de um certo problema para o governo, o PSDB ficou com uma batata quente na mão. E vai ser difícil  se livrar. Como explicar para a população que eles boicotaram a redução na conta de luz?  Sim, porque os grandes empresários e acionistas podem ficar mais pobres? difícil. Há risco de apagão?… difícil. Será que a população vai esquecer disso também? Difícil.

O mercado de energia não tem risco. É lucro certo. O governo ofereceu pagamento do investimento e 30 anos de administração de um negócio sem risco em troca de uma redução na lucratividade. Isso é uma mamata! Mas há uma turma que quer sugar a população até o osso, representada por essa associação entre mídia e mercado de capitais, que levou a Europa à falência.

Os tucanos pensaram e não enxergaram alternativa a não ser boicotar a redução da conta de luz. Pelo menos, a direita está ficando mais sincera. Antes eles fariam diferente, diriam que essa redução é pequena, que deveria reduzir mais. Agora, com o PIG a tiracolo, pouco se importam.

Talvez a campanha tucana para 2014 ficasse inviável sem um lucro alto das companhias elétricas, vide a lista de Furnas, que foi comprovada como caixa 2. Dilma pode ter colocado os tucanos num beco sem saída.

Veja trecho de matéria abaixo:

Uma decisão da Cesp (Companhia Energética de São Paulo) colocou nesta segunda-feira (3) o primeiro obstáculo nos planos do governo federal de reduzir em 20% na média o custo da energia elétrica no país.

Para baratear a luz, a presidente Dilma tem dois instrumentos. O primeiro, já usado, foi retirar encargos federais da conta de luz.

O segundo não depende dela: convencer as empresas do setor a baixar seus custos, em troca de renovar as concessões que terminariam nos próximos anos. Ou seja, elas faturariam menos, mas ganhariam o direito de explorar a companhia por mais tempo.

O prazo para que as empresas aceitem termina nesta terça-feira (4). No entanto, a Cesp considerou economicamente inviável aceitar a proposta no caso de três usinas que, juntas, somam 25% da energia em questão. Sem elas, a previsão de analistas é que a redução de tarifa não passe de 18%. (integral na Folha)

Leia mais em Educação Política:

11 Respostas para “DILMA ROUSSEF ENQUADRA TUCANOS: ELÉTRICAS CEMIG E CESP, CONTROLADAS PELO PSDB, BOICOTAM A REDUÇÃO NA CONTA DE LUZ

  1. Rodrigo 4 dezembro, 2012 às 4:58 pm

    Reitero a pergunta feita no comentário anterior e adiciono mais:
    I- De quem é a responsabilidade pela devolução dos 7 bilhões indevidamente pagos por todos os brasileiros, sejam eles mais ou menos favorecidos?
    II- Quem fez a barbeiragem da conta errada, quando do cálculo tarifário que lesou os brasileiros? III- Por que é desviado o foco da discussão para uma suposta bondade do Governo, tentando-se fazer crer tratar-se de uma redução das contas de luz?
    IV- Por que não é informado que o Governo, de forma inédita e curiosa, vem propondo antecipar as renovações de concessões, tentando jogar a conta do “erro” para um só lado, com avaliação a menor (contablizando erro de depreciação em 10 anos) do valor contábil das concessões e usinas?
    V- Ao final, a suposta redução beneficiará a todos lesados da conta de 7 bilhões? Toda família, especialmente as carentes, que foram lesadas, terão a restituição devida?

    Curtir

    • Gilberto Cristensen 27 dezembro, 2012 às 11:21 am

      As concessionárias que foram privatizadas nas gestões do PSDB, ou seja, não fazem manutenção desde a suas privatizações, vejam o caso recente da CELPA (Centrais Elétricas do Pará), faliu e com uma divida de mais ou menos 3 bilhões de reais e quando foi privatizada por 450 milhões de rais, hoje a divida é quase 6 vezes mais o valor da privatização incompetente e ineficiente e quando era estatal não tinha apagões e as residências não pegavam fogo por causa das caixas de distribuição que foram colocados fora das residências, privatizada sem critérios algum, isto é uma vergonha, pois um bom Governo não se faz de boas intenções e sim de boas decisões.

      Curtir

      • Rodrigo 27 dezembro, 2012 às 9:27 pm

        Quando eram estatais também não tínhamos o número de aparelhos de ar condicionado que temos hoje, computadores, máquinas de lavar, geladeiras, microondas e tantos outros aparelhos domésticos a aumentar tanto o consumo familiar.
        Aumentando a demanda, então concordo que o suprimento deveria ser incrementado, como tem sido feito, por exemplo, com os parques eólicos no NE. Um exemplo, pois, de investimento em geração alternativa de energia, do mesmo modo que a disseminação e, até certo ponto, popularização da energia solar para o aquecimento de água para banho e mesmo para suprir o consumo de aparelhos eletrônicos – diversas comunidades indígenas já vêm obtendo acesso à energia solar por meio de programas governamentais (http://pib.socioambiental.org/pt/noticias?id=110885&id_pov=76 e http://pastoralfluvial.blogspot.com.br/2008/02/paineis-solares-para-os-indgenas-oro.html).
        Assim, em vez de ficarmos só nos prendendo a governos que findaram há 12 anos (falemos dele, cobremos, mas não nos esqueçamos das responsabilidades dos Governos Lula e Dilma, pois o conceito de governo anterior já englobando os mandatos de Lula), podemos falar também da (in)eficiência de agências governamentais reguladoras. Quem regula, deve fiscalizar, agir, punir quando necessário.
        Dilma, ainda Ministra das Minas e ENERGIA, afirmava que o apagão tucano era barbeiragem, em meio a momento (como o autor do blog gosta de destacar) de descontrole emocional. E os “Dilmagões” são o quê? A barbeiragem é só tucana, o petê sempre jogando a “batata quente” para trás, não tendo de “descascar o abacaxi”?
        Ou FHC continua, nestes últimos 12 anos, sentado na cadeira presidencial e não sabia de nada? Dilma esqueceu-se de que é a Presidenta? Lula esqueceu-se de que foi Presidento?
        Quem aufere os cômodos, há de suportar os incômodos, como denota o brocardo latino “ubi emolumentum ibi onus”.
        Governou? Quer ser engrandecido? Quer alimentar sua vaidade e ego como nunca antes na história deste país?
        Assuma o mérito pelo que tenha feito de bom, mas não tente esconder aquilo em que sequer tocou o dedo.
        Senão, fica bem fácil e cômodo apenas culpar os demo-tucanos por tudo de ruim que acontece (12 anos após), sem se fazer nada para resolver.

        Curtir

  2. Pingback: MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DÁ PRÊMIO A PREFEITURAS E AGRICULTORES QUE FORNECEM ALIMENTAÇÃO DE QUALIDADE NAS ESCOLAS « Educação Política

  3. Pingback: NEUTRALIDADE NA REDE: “A POSSIBILIDADE DE A ANATEL CONTROLAR AS EXCEÇÕES É INACEITÁVEL”, DIZ MARCELO BRANCO « Educação Política

  4. Pingback: FINANCIAMENTO PRIVADO É O VOTO CENSITÁRIO DA ATUALIDADE: VÍDEO MOSTRA COMO O PODER DO DINHEIRO COMPRA A POLÍTICA « Educação Política

  5. Pingback: GOVERNOS DO PSDB DE MINAS, SÃO PAULO E PARANÁ DEVEM ABRIR AS CONTAS DA CEMIG, CESP E COPEL E MOSTRAR OS RI(S)COS DO SETOR ELÉTRICO « Educação Política

  6. Pingback: O BANHEIRO DO PAPA É UMA REPRESENTAÇÃO POÉTICA DA RELAÇÃO TRÁGICA E CÔMICA ENTRE A GRANDE MÍDIA E O POVO « Educação Política

  7. Deborah Duarte 25 janeiro, 2013 às 4:21 pm

    Afinal de contas, vai ter redução na conta de luz em Campinas ou não?

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: