Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

COM O PIG É IMPOSSÍVEL CRITICAR O PT. GRANDE MÍDIA DEIXARÁ O PARTIDO DOS TRABALHADORES MAIS UNIDO DO QUE NUNCA EM 2014

Haja estômago para aguentar o PIG em 2013, profetiza Marcos Coimbra

Haja estômago para aguentar o PIG em 2013, profetiza Marcos Coimbra

Há um efeito imprevisível em toda comunicação. Mas no caso da grande mídia brasileira, esse fator imprevisível parece se tornar uma regra. O chamado PIG (Partido da Imprensa Golpista) transforma qualquer detalhe de investigações contra o PT em escândalos incontroláveis, aterrorizantes, inéditos. Os maiores usurpadores, detratores e bandidos se tornam fontes fidedignas que levam a manchetes sempre bombásticas.

Isso já está evidente, mas…

Qualquer pessoa com um mínimo de ética e bom senso se sente impossibilitado de fazer uma crítica séria ao projeto político do PT que está sendo implantado. Esse blog deveria hoje fazer uma crítica ao PT sobre a questão da reforma agrária, depois de outro escândalo político-judicial que quer expulsar famílias do assentamento Milton Santos, em Americana (SP). Mas não dá. A crítica contra essa imobilidade do governo para avanços na reforma agrária fica impossibilitada porque a questão social e estrutural maior se encontra o tempo todo na berlinda.

Veja as acusações recentes contra Lula e as antigas contra a presidenta Dilma Rousseff. Nas eleições passadas, um falsário ganhou foto com pose na Folha de S. Paulo e foi chamado de empresário, assim como Carlinhos Cachoeira o é atualmente.  Do outro lado, denúncias consistentes, com provas, como as que abatem o jornalista da Veja Policarpo Jr e o procurador-geral Roberto Gurgel, não só são omitidas, como as pessoas que denunciam são achincalhadas, acusadas de vingativas.

O desespero no PIG está batendo porque o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, mesmo escondido e com cobertura acrítica da mídia paulista, está se transformando numa grande decepção, fracasso e tornando explícita sua incompetência. E isso pode levar o PIG a uma derrota estrondosa em São Paulo.

E, nesse caso, só lhe restará chamar o Instituto Milenium e os militares. Mas será que os militares estariam dispostos a fazer novamente o serviço sujo para que a elite conservadora continue a manter esse estado de barbárie que é São Paulo?

O PIG parece disposto a fazer o possível e o impossível contra qualquer avanço social representado pelo partido dos trabalhadores. Haja estômago para 2013, diz Marcos Coimbra.

Há nessa sanha do PIG um grande risco, que já está correndo. A desonestidade jornalística, o falso escândalo, a falta de provas e os ataques gratuitos e moralistas contra os principais integrantes do PT poderá tornar o partido, filiados e simpatizantes ainda mais unidos.

Veja mais em Educação Política:

9 Respostas para “COM O PIG É IMPOSSÍVEL CRITICAR O PT. GRANDE MÍDIA DEIXARÁ O PARTIDO DOS TRABALHADORES MAIS UNIDO DO QUE NUNCA EM 2014

  1. Ani 12 dezembro, 2012 às 3:49 pm

    Exatamente como eu me sinto. Exceto porque acho bondoso demais ver Alkmin como “incompetente”. O que ele é me parece muito mais grave do que isso. E é bem competente na tarefa que lhe cabe.

    Curtir

  2. Rodrigo 12 dezembro, 2012 às 5:36 pm

    Uma mentira dita várias vezes, nem sempre se torna verdade. Afirmar que a elite protofacista antidemocrática e leitora do PIG quer sangrar o PT, não ofusca em nada o mensalão.
    Do mesmo modo, a verborragia. Seja ela petista ou tucana, não representa argumento válido, fugir ao tópico, deixar de contestar para somente atacar a figura do acusador, sendo mais próximo a uma confissão da prática da ilicitude – se estamos tratando de temas jurídicos, apliquemos conceitos e princípios jurídicos.
    Mesmo o Ministro da Justiça já veio a público dizer que o mensalão já existiu, conforme matéria da Veja, com respectiva gravação em áudio. E isso ele jamais desmentiu – nem poderia, por tratar-se de pessoa séria, conhecedora do Direito que é, inclusive lecionando tal ciência; como disse em outra oportunidade, somente tenho a louvar a coragem e honradez de tal petista.
    Do mesmo modo, o louvo ao conclamar Valério a apresentar provas que tenha contra Lula e PT, a fim de que suas declarações não incorram no brocardo latino “Allegatio et non probatio, quasi non allegatio”.
    E, tendo existido o Mensalão, foi ele, sim, um golpe contra a democracia. Aquela que é a casa do povo, ou seja, a Câmara dos Deputados, foi tolhida via dinheiro, foi calada, a fim de reverberar unicamente a vontade e o projeto de poder do PT. Isso ou a compra de votos é algo comum e perfeitamente legal, eu necessitando urgentemente rasgar meu Código Penal, bem como meu exemplar da Constituição da República.
    O PT pode ter projetos louváveis? Óbvio que sim: ninguém pode ser tão bom, que não seja também mau, nem tão mau, que não possa chegar a ser bom.
    Governos prévios aos 8 anos de Lula e já 02 de Dilma também tiveram pontos positivos, não sendo um todo ruim.
    Tivemos a abertura às importações (um ponto positivo sendo a melhoria da qualidade dos produtos nacionais), o Plano Real, Universidade Solidária, a Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como a até então elogiosa atuação do PT, enquanto oposição, sempre cobrando o respeito à lei, a apuração em CPI’s, o respeito ao erário.
    Nos 08 anos de Lula e 02 de Dilma estamos vendo importantes conquistas para os direitos dos trabalhadores domésticos, fomento ao aumento de pessoal, formação e atuação da Polícia Federal, lei de transparência e sua ampliação, lei da ficha limpa etc.
    Mas nada disso é causa de isenção de pena ou mesmo de inimputabilidade penal para quaisquer dos políticos integrantes de cada um desses governos. Quem cometeu crimes, deve ser punido legalmente, inclusive com a cassação de direitos políticos e perda do mandato, bem como administrativamente (exclusão dos quadros do partido). Seja o petista, o tucano, o demista, o pmdbista, ou qualquer outro, nenhum está imune ao dever de cumprir a lei, havendo de respeitar a sanção que seja cabível, quando aplicada.
    Fingir que não viu, fingir que não existiu, somente atinge a imagem de um partido no qual muitos acreditaram e pelo qual ainda torcem – eu ainda torço pelo renascimento do PT, com uma limpeza severa em seus quadros.
    É feio desesperar-se, gritar como a criança birrenta que não aceita o justo castigo! Que seja aceito o castigo e que se lute pela ampla punição a todos os mensaleiros, sejam petistas, psdbistas, demistas, pmdbistas etc. Ainda, a jornalistas, publicitários, governadores, ex-presidentes, ex-ministros, empresários e qualquer um que infrinja a lei.
    Em vez de uma campanha pelo desrespeito às decisões judiciais, em vez do achincalhe racista e discriminatório contra Joaquim Barbosa e contra Plínio (idoso), por que não uma campanha pela ampla moralização, tal qual pregava-se quando o PT era oposição?
    Por fim, concordando contigo, espero que a falência de nossas instituições e a polarização radicalizada dos petistas e tucanos não gere um golpe de Estado.
    Que não venha, pois, nem a ditadura militar direitista, nem a ditadura militarizada/guerrilheira esquerdista. Que os falsos esquerdistas não queiram ver ressurgir os gulags soviéticos e seus mais de 20 milhões (!!!!!!!!) de mortos, torturados, exilados, nem os falsos direitistas queiram
    a reedição de uma ditadura que, em toda a América do Sul, levou a aproximadamente 50 mil mortos (nem por isso sendo menos odiosa, abominável, que aquela).

    Curtir

    • glaucocortez 13 dezembro, 2012 às 6:38 pm

      Rodrigo, o capitalismo venceu. Vem para 2012.
      Só os comediantes da Veja, a reserva do clube militar e o tea party tão nesse terror do comunismo.

      Curtir

      • Rodrigo 19 dezembro, 2012 às 6:44 pm

        Já estamos todos aqui, Glauco, às portas de 2013, inclusive; você fez uma remessa à ameaça de retorno da ditadura direitista e apenas relembrei os milhões de mortos das também odiosas ditaduras esquerdistas.
        Comentei, antes de tal, tanto, e você prendeu-se unicamente à parte final de minha resposta.
        E a questão mais importante não é quem venceu ou perdeu, mesmo porque em o socialismo tendo se mostrado uma utopia, o sobrepujante capitalismo ainda não é o melhor modelo político-econômico, por suas ainda inúmeras falhas sociais que, ao fim, são mero reflexo de nossa natureza humana.
        Então vamos agora para 2013, esperando que corruptos de todos os partidos sejam execrados, abominados; que uma sigla qualquer não seja salvo-conduto indiscriminado para a prática de ilicitudes; que reconheçamos os próprios erros, a fim de que não seja perpetuado o sentimento de que mudam as raposas, mas o assalto no galinheiro prossegue, ainda que sob pele de cordeiro.

        Curtir

      • glaucocortez 20 dezembro, 2012 às 9:06 am

        Questão não é retorno à ditadura, porque ela está presente na estrutura judiciária, na ação da polícia e em outros setores. A ditadura não acabou.

        Curtir

  3. Pingback: A HISTÓRIA SE REPETE: O PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA (PIG) FAZ COM LULA E FARÁ COM DILMA O QUE FEZ COM GETÚLIO VARGAS « Educação Política

  4. Pingback: VERGONHOSO, SUPREMO ESTÁ DANDO O GOLPE PARAGUAIO: LUIZ FUX, GILMAR MENDES E MARCO AURÉLIO MUDAM DE IDEIA NO MENSALÃO « Educação Política

  5. Pingback: AS IMAGENS DO EM DETALHES OLHO HUMANO FEITAS PELO FOTÓGRAFO E PROFESSOR DE FÍSICA SUREN MANVELYAN « Educação Política

  6. Pingback: GLOBO DA ARGENTINA: PODE UM GRUPO EMPRESARIAL ESTAR ACIMA DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS DE UM PAÍS? CLARO QUE NÃO! « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: