Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

GRANDE MÍDIA JÁ RECONHECE OS TERMOS ‘MÍDIA GOLPISTA’ E ‘BLOGUEIROS PROGRESSISTAS’, DEMONSTRA ARTIGO NO ESTADÃO

Popularidade de Lula e Dilma prova isenção do PIG

Motta: Popularidade de Lula e Dilma prova isenção do PIG

Nelson Motta fala muito bem de música, mas de política parece desafinar. Em texto fraco pelos argumentos, o grande promotor cultural do Brasil faz uma façanha incrível e autêntica. Ele reconhece dentro da grande mídia, no caso O Estado de S. Paulo, os conceitos de “mídia golpista” e “blogueiros progressistas”.  Esse é um fato histórico. Talvez seja a primeira vez que esses conceitos tenham sido trabalhados em um texto da grande imprensa de forma a entender a realidade. Ele foi publicado semana passada, em 28 de dezembro de 2012.

O próprio reconhecimento desses conceitos por um jornalista cultural, dos mais sinceros e honestos da grande mídia, mostra que os argumentos do artigo são falhos. A linha de argumentação de Motta ainda acredita na sacralidade da grande mídia e esquece as transformações na sociedade. Ele defende que a popularidade de Dilma e Lula comprovaria a isenção da mídia.  Na realidade, é uma argumentação invertida. É popularidade de Dilma e Lula que prova a dessacralização da mídia. A mídia deixou de ser ícone ou cega referência social. Há uma multiplicidade de novas formas de comunicação. Isso demonstra não isenção da mídia, mas o declínio do poder de convencimento.

A credibilidade da grande mídia está profundamente abalada, mas não é simplesmente por causa dos blogs progressistas. Eles podem ficar tranquilos quanto a isso.   Ao contrário do que o autor pensa, a popularidade de Dilma e Lula não está ligada à grande mídia de forma direta. Mas à experiência de mundo que as pessoas têm; elas vivem no Brasil e percebem os avanços políticos, econômicos e sociais.  Dilma e Lula são bem avaliados porque fizeram governos que a população acreditou serem bons.

O argumento de Motta ainda omite o contexto histórico da grande mídia em dois aspectos fundamentais: primeiro é  que a mídia tem um passado condenável,  tem histórico  golpista, conforme se pode comprovar facilmente nos textos da própria imprensa de apoio ao golpe de 64 e anteriores; e segundo, hoje a grande mídia é grande não por méritos próprios, mas muito porque justamente foi beneficiada financeira e politicamente por um governo assassino e golpista.

A Vingança dos Zumbis

NELSON MOTTA – O Estado de S.Paulo

Mesmo sem ser simpática nem carismática, sem ter o dom da palavra e da comunicação, e com o País crescendo apenas 1% ao ano, a presidente Dilma Rousseff obteve índices espetaculares de confiança e aprovação pessoal na pesquisa do Ibope. Mas como os pesquisados de todo o Brasil se informaram sobre o dia a dia de Dilma e do País, sobre suas ideias, ações e resultados? Ora, pela “mídia golpista”, que divulgou nacionalmente os fatos, versões e opiniões que a população avaliou para julgar Dilma.

Os mesmos veículos informaram os 83% que tiveram opinião favorável a Lula no fim do seu governo, já que a influência da mídia estatizada e dos “blogs progressistas” no universo pesquisado é mínima. Claro, a maciça propaganda do governo também ajuda muito, mas só se potencializa quando é veiculada nas maiores redes de televisão e rádio, nos jornais, revistas e sites de maior audiência e credibilidade no País – que no seu conjunto formam o que eles chamam de “mídia golpista”. (texto Integral)

Veja mais em Educação Política:

9 Respostas para “GRANDE MÍDIA JÁ RECONHECE OS TERMOS ‘MÍDIA GOLPISTA’ E ‘BLOGUEIROS PROGRESSISTAS’, DEMONSTRA ARTIGO NO ESTADÃO

  1. Deborah Duarte 2 janeiro, 2013 às 5:35 pm

    Nelson Motta é um ótimo crítico musical e escritor (a Biografia dele sobre o Tim Maia foi um dos melhores livros que eu já li), mas parece que tem o ego do tamanho do mundo.
    Não consegui me conformar até hoje com a homenagem que ele fez em sua coluna do Jornal da Globo nos 30 anos da morte de Elis Regina. Chegou a ser ridículo ele dar destaque maior somente ao que ele produziu na carreira da cantora, como o LP Em Pleno Verão, enquanto o Falso Brilhante nem foi citado com o destaque que deveria e o Saudade do Brasil foi simplesmente ignorado, sendo que o LP que ele produziu ninguém além dos que são realmente fãs conhece.
    E essa mania de mostrar como ele é muito bom também apareceu na Biografia do Tim Maia, pois ele fazia questão de deixar claro o quanto eles eram amigos, como se ninguém já soubesse disso e, é claro, para aparecer mais um pouquinho.
    Já neste texto do post, foi a primeira vez em que não vi Nelson Motta fazendo propaganda de si mesmo, até deixando no ar um comentário que eu já vi várias vezes, inclusive aqui no blog, de que a mídia (seja a golpista ou a normal) só serve para o PT quando o elogia. Nesse caso, eu acho que nunca se chegará a uma conclusão sobre a possível resposta para tal afirmação.

    Curtir

    • Rodrigo 5 janeiro, 2013 às 6:39 pm

      Nelson Motta é apenas humano, ou seja, não é perfeito. Tem, como todos, seus vícios e virtudes. Não estou, contudo, a desfazer de seu comentário, Deborah. Em absoluto.
      Apenas estou a fazer remessa à idéia explicitada no post “A sombra faz parte de nós” (http://mandalasdafloresta.blogspot.com.br/2010/10/sombra-faz-parte-de-nos.html) de que todos temos uma área de competência e outra de incompetência, posto não sermos perfeitos, mas em constante construção, evolução.
      Quanto ao mais, somente posso concordar contigo. A “nova velha mídia”, se quiser ser uma “nova mídia”, tem de se dissociar em absoluto do comportamento da assim quista “mídia golpista”, por ela tão criticado.
      Tem de se dissociar do brocardo criado por Rubens Ricúpero: “o que é bom a gente mostra e o que é ruim a gente esconde”.

      Curtir

  2. Pingback: 2012 FOI O ANO EM QUE A RELAÇÃO ENTRE A REVISTA VEJA, DA EDITORA ABRIL, E CARLINHOS CACHOEIRA FOI DESMASCARADA « Educação Política

  3. Pingback: AS COMPOSIÇÕES EM MADEIRA DO SERGIPANO JOSÉ CÂNDIDO DOS SANTOS, O ZÉ DO CHALÉ « Educação Política

  4. Pingback: ESPECULAÇÃO FINANCEIRA MUNDIAL MONTA ARTILHARIA CONTRA O BRASIL E RECEBE O APLAUSO DA MÍDIA NATIVA « Educação Política

  5. Pingback: A ILUSÃO DE ÓTICA NA ARTE URBANA DO ARTISTA PLÁSTICO ARGENTINO EDUARDO RELERO « Educação Política

  6. Pingback: MOBILIZAÇÃO BUSCA APOIO PARA CONTAR A HISTÓRIA DOS MALUCOS DE ESTRADAS, OS CONHECIDOS MOCHILEIROS DE TRADIÇÃO HIPPIE « Educação Política

  7. Pingback: AS IMAGENS DO ARTISTA PLÁSTICO INGLÊS DAMIEN HIRST, INSPIRADAS NA MEDICINA, NA CIÊNCIA E NO COTIDIANO « Educação Política

  8. Pingback: BRASIL É CAMPEÃO MUNDIAL NO CONSUMO DE AGROTÓXICO E PERMITE O USO DE SUBSTÂNCIAS PROIBIDAS EM OUTROS PAÍSES « Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: