Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

UM COMERCIAL DA COCA-COLA FEITO PELO GREENPEACE DA AUSTRÁLIA OU STOP COCA-COLA TRASHING

Esse comercial, claro, serve para qualquer refrigerante ou embalagem plástica pet. E também mostra porque o fim da sacolinha de plástico, culpada de ser vilã do meio ambiente, foi um fiasco em São Paulo e no Brasil. Supermercados lotados de embalagens plásticas poluentes nas prateleiras decidiram retirar somente a embalagem que ajudava o consumidor. O objetivo, óbvio, era lucrar mais e não proteger o meio ambiente.

Veja mais:

6 Respostas para “UM COMERCIAL DA COCA-COLA FEITO PELO GREENPEACE DA AUSTRÁLIA OU STOP COCA-COLA TRASHING

  1. Rodrigo 8 maio, 2013 às 3:19 pm

    A Coca-Cola e mercados fornecem seus produtos em embalagens… Comprados por consumidores…
    Alguns promovem coleta seletiva, outros não… A parte não coletada seletivamente, indo para aterros, acumula-se…
    Outra parte, jogada diretamente pelos consumidores (“ricos” e “pobres”; “reaças” e “revoluças”; flamenguistas e corintianos; negros, brancos, índios etc.; homo e heterossexuais, ateus e religiosos etc.) em rios, nas ruas, largada na areia da praia (para ser carregada pela maré), em manguezais etc.
    Ou seja, precisamos não ficar inventando rótulos para nos acharmos mais especiais que o outro, mais puros e cristalinos, culpando quem se lança à atividade empresarial, mas sim entendermos que somos, todos, seres humanos, iguais, e que precisamos assumir nossa parte na conta, as nossas responsabilidades, em vez de ficamos apenas a culpar essa ou aquela pessoa, física ou jurídica.
    Uma coisa é culpar a Coca-Cola por eventual descarte irregular/ilegal de dejetos, por processo industrial mais poluidor e outra é querer colocar exclusivamente na conta da empresa a responsabildade por conduta do consumidor e de governos que não cuidam de aterros sanitários.
    Ser declarada válida lei australiana que determina o pagamento pela Coca-Cola de 10 centavos por embalagem entregue em posto de coleta pode até surtir efeito quando à diminuição, mas nada faz quanto ao consumidor e governantes (http://noticias.terra.com.br/ciencia/sustentabilidade/meio-ambiente/greenpeace-imita-anuncio-da-coca-cola-em-propaganda-contra-poluicao,7ec09cd30af7e310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html).
    Precisamos mudar a mentalidade ou encontrar um culpado e nele depositarmos todo o peso da culpa de todos? O inferno não são os outros, mas também nós todos.

    Segue, pois, a sujeira que banhistas, turistas e locais, fazem nas praias de Salvador, o mesmo ocorrendo por todo o litoral do planeta:

    https://www.youtube.com/watch?v=lnMuDHn-Azk (a partir de 2:17)

    Curtir

  2. Pingback: ARAÇATUBA, 8 DE MAIO COM FRIO… | SCOMBROS

  3. Pingback: VEJA OS LOTES DE LEITE CONTAMINADO NO RIO GRANDE DO SUL COM FORMALDEÍDO E APREENDIDOS NA OPERAÇÃO LEITE COMPEN$ADO | Educação Política

  4. Pingback: CUBA É O MELHOR PAÍS DA AMÉRICA LATINA PARA SER MÃE E 33º DO MUNDO, ARGENTINA FICOU EM 36º E BRASIL FICOU EM 78º | Educação Política

  5. Pingback: MARILENA CHAUÍ: “QUALQUER COISA QUE SE POSSA DIZER SOBRE A MÍDIA BRASILEIRA SERÁ OBSCENO” | Educação Política

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: