Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Ajudem a evitar o plágio.
Para isso, basta citar a fonte. É de graça.
Caso utilize parte desses textos abaixo, torna-se necessário citar fonte (revista e autor).
Boa pesquisa!

  • Links em arquivo pdf
  1. MÍDIA: VEÍCULO OU ESPAÇO? As transformações na mediação cultural e na atuação de grupos sociais (Revista Galáxia, São Paulo, 2010)
  2. Os espaços de comunicação nas cidades medievais (E-compós (E-compós, Brasília, 2009)
  3. A comunicação digital verde (Comunicação e Espaço Público, Unb, 2008)
  4. Os cafés como espaços de comunicação (Estudos de Jornalismo e Mídia, UFSC, 2008)
  5. A mídia como espaço público não-estatal (Espaço Público e Comunicação, UnB, 2006)
  6. A crônica e a notícia na constituição da mídia (Comunicação Midiática 7, Unesp, 2007)
  7. Ágora e mídia moderna: espaço de comunicação e jornalismo na Antiguidade( (Estudos de Jornalismo e Mídia, UFSC, 2007)
  8. Movimentos Ambientais e Atuação Comunicacional (Integração, USJT, 2001)
  9. O pensamento negado: uma viagem insólita à superfície das redações (Integração, USJT, 2001)
  10. A Utopia de Simão Bacamarte (Integração, USJT, 2000)
  11. Ecologia, Comunicação e Política (Integração, USJT, 1999)

29 Respostas para “ARTIGOS CIENTÍFICOS

  1. Alice Alves 16 agosto, 2008 às 12:21 pm

    Gostei muito do site. Inteligente e crítico.

    Curtir

  2. Rita Steenberg 4 setembro, 2008 às 9:10 am

    Sou agrônoma e estou trabalhando aqui na Dinamarca com pesticidas, seu artigo foi bastante interessante pra mim.
    Adorei o site. Parabéns pelo trabalho…

    Curtir

  3. graziykenny 17 setembro, 2008 às 9:01 pm

    gostei muito do site….deu para eu tirar 10 em historia..bjuxxxs

    Curtir

  4. Lisa Tassi 26 outubro, 2008 às 10:32 pm

    Muito bom o “Ecologia, comunicação e política”… pontos fundamentais para a mudança de consciência! Muito a nos comunicar! Parabéns pelo trabalho.. e quanto a conclusão do texto sobre a “prática”..acrescento: “Torna-se necessário não perder um segundo que seja na inércia e não deixar que as mãos descansem enquanto a mente estiver ativa (Maia, João Nunes em Francisco de Assis, 1985)”. Abraço Glauco!

    Curtir

  5. glaucocortez 30 agosto, 2009 às 11:15 am

    Muito obrigado pelos comentários!

    Curtir

  6. Leonardo Cassano 3 outubro, 2009 às 10:48 pm

    Se a PUC-CAMPINAS ganha com um professor como você, imagine nós seus alunos!

    Valeu por todos os ensinamentos desde o primeiro ano!
    Agora no terceiro, novamente contigo, é notável o enriquecimento cultural e crítico que não só eu, mas todos que tiverem chance de participar de suas aulas ganhamos!

    Grande abraço!

    Curtir

  7. Pingback: EDUCAÇÃO POLÍTICA ATINGE A MARCA DE 900 COMENTÁRIOS DE INTERNAUTAS « Educação Política

  8. Pingback: PORTAL VERMELHO É O SITE DE PARTIDO POLÍTICO MAIS AVANÇADO NA CONCEPÇÃO DE ESPAÇO DE MEDIAÇÃO CULTURAL « Educação Política

  9. CLAUDIA 2 junho, 2010 às 10:16 pm

    oi Glauco, estou fazendo um artigo científico e gostei muito dos seus materiais inclusive quero usar como biografia.
    tenho uma pesquisa de campo relacionada a meio ambiente e imagem pública.Meu trabalho deve abordar opinião pública e imagem pública. o enfoque é saber qual a imagem que certa população faz a respeitos dos turístas quando se trata de educação ambiental na praia do Atalaia-salinas PÁ.
    estou um pouco perdida pois tenho dificuldade em saber usar as biografias no texto.
    se tiver alguma diga agradeço por que nunca fiz nenhum artigo científico..rrsss gosto de escrever somente poesias..rrsss
    PARABENS PELA INTELIGÊNCIA E CONTRIBUIÇÕES ACADEMICAS!

    Curtir

    • glaucocortez 3 junho, 2010 às 9:15 am

      Olá Cláudia,
      Obrigado pelo comentário.
      Pesquise no google “normas ABNT” para artigo cientítico.
      E veja as normas para escrever o artigo.
      Abs

      Curtir

  10. Eduardo 5 junho, 2010 às 7:44 pm

    A norma para elaboração de referências bibliográficas é a ABNT NBR 6023. Consulte a biblioteca mais próxima de você para obtê-la!. 😉

    Curtir

  11. Alexandre Pernet dos Guaranys 7 agosto, 2010 às 9:57 am

    O nosso presidente Lula,mostrou que tudo deve funcionar nos seus devidos lugares e não deve ser difícil, pois ele conseguiu em menos de 8 anos o que toda uma classe de políticos e milhões de Reais, cruzeiros, cruzados, réis e vidas de brasileiros a mercê dos caprichos da elite, que é e sempre foi a direita do país. Pior é saber que eu vim da direita, sou de uma família tradicional , fui educado para ser de direita e assim fui durante grande parte de minha juventude. Meu pai um intelectual, Arquiteto, professor de historia , profundo conhecedor do Latim e as outras pessoas de minha família , não somos culpados, simplesmente acreditávamos que estávamos certos. Porém, fui estudar história, me especializei na língua japonesa, a qual falo, leio e escrevo nos 3 alfabetos e história do japão.Assim estudando homens como Hoo chi minh, líder do vietnã, dentre outros, como kung Fu Tzu, vc passa a ter uma visão diferente das coisas.
    Exatamente por isso que a Direita que comandava nosso pais, junto com os USA, por interesses óbvios, enfraqueceram nossa língua, nosso conhecimento e submeteu nossa cultura, sendo ligados aos: Políticos que comandavam o país (direita) , multinacionais q são deles, com o estímulo da TV, pois a TV não vive do pobre, ela vive de anúncios de grandes empresas e , principalmente multinacionais, aos pobres , pela Telinha ela pede dinheiro para o criança esperança que eu espero que envie a verba para o necessitados, não temos acesso ao balanço deste programa. Devemos lembrar que a principal indústria que move a economia Norte americana é a indústria bélica, junto com o trafico de drogas, não é a toa que o Cartel de Medelim é em MIami e eles tinham participação na produção de coca da coilômbia, por que vcs acham q os USA sempre tiveram um enorme interesse no México, na Colômbia e no Brasil ? De onde vcs acham que vem essas armas todas que servem nosso país? Ninguém se deu conta que no governo Lula tudo ficou mais calmo, não só no âmbito federal, mas nas comunidades, que tiveream um avanço enorme? Gente o assunto é muito mais sério, não da pra ficar sentado estudando plítica pela televisao não. Se o Serra , que tem 30 anos de política, e a corja da direita , está prometendo que vai fazer agora, porque não fizeram antes? Esperaram um mestre como o Lula, que é muito mais, mas muito mais mesmo, do que o melhor presidente que ja tivemos, ele é um dos 7 melhores líderes do ocidente que eu pude estudar. Fico aterrorizado quando alguém se coloca contra o Lula e , até hoje, não consegui travar uma conversa política com alguém, nem advogados, que me desse argumentos com fundamentos para se opor ao grandioso e muito sábio , que deu banho, um banho vergonhoso em todos os grades letrados, doutorados estudados do nosso país.
    O presidente Lula, homens como o Sarney e meu pai, me mostraram que conhecimento é muito diferente de sabedoria e para ser político, um home deve ser sábio, o Sarney como político,po exemplo, é um excelente escritor e poeta.O Serra pode ter feito todas as faculdades que quiser, que não chega aos pés do LUla e agora quer me provar que vai fazer algo e sempre demostrou muito interesse nos ricos e sua campanha sempre foi baseada no DOLAR (busquem a campanha dele n 1ª eleiçao do Lula, tudo era dólar e turismo). A Marina é ótima ,mas não tem pulso, é quase desmaiada e ainda colou com os BANDIDOS do ACRE ( la e fronteira , só tem bandido),que arrasam nosso país junto com Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo (esses, salvo raríssimas excessões).
    ABraço em todos e boa sorte, pois eu sou LULA e ,inevitavelmente DILMA.
    Alexandre Pernet dos Guaranys.

    Curtir

    • Alexandra Belo 3 outubro, 2011 às 9:30 am

      olá Alexandre, concordo com vc em absolutamente tudo que comentasse sobre o ex-presidente, mas discordo quando falas que nossa presidenta é como ele, é tanto que vemos o governo dela quantas vezes ela já trocou de ministros, sem falar de certas leis que a mesma aprova como: os ex-presidiários que não forem pegos em fraglante devem responder por seu crime em liberdade. bom fora esse meu discordar quanto a presidenta, vc é bem paresido comigo por encrível que pareça meu nome é Alexandra, estudo zootecnia ,não conheço tanto de política quanto vc mas agradeço o teu comentário construtor

      Curtir

  12. Alexandre Pernet dos Guaranys 7 agosto, 2010 às 10:03 am

    Obrigado Glauco , por esse espaço raro e importantíssimo.
    Parabéns pelo trabalho.
    Alexandre Guaranys.

    Curtir

  13. Pingback: “MÍDIA: VEÍCULO OU ESPAÇO?” É NOVO ARTIGO PUBLICADO PELA REVISTA GALÁXIA DA PUC-SP « Educação Política

  14. Pingback: INTERNAUTA: O QUE É UM CIENTISTA POLÍTICO? « Educação Política

  15. Pingback: Página não encontrada « Educação Política

  16. Pingback: BLOG EDUCAÇÃO POLÍTICA TEM MUITO A COMEMORAR NO MÊS DO PRIMEIRO ENCONTRO DOS BLOGUEIROS « Educação Política

  17. Adriana Crisanto 2 novembro, 2010 às 10:25 pm

    Professor,
    Parabéns pela página!
    Tô em busca de algo que fale especificamente de política educacional e mídia eletrônica. Já gastei metade de meus neurônios pesquisando sobre o assunto.
    Um abraço!
    Paz e Bem!

    Curtir

  18. jesse fernandes 17 janeiro, 2011 às 1:16 pm

    Ola Caro Glauco, não sei se lembra de mim: quando estava no Diário, se não me engano, eu trabalhava no extinto Jornal A Noticia. Acabei de conhecer este seu (nosso) espaço! Muito bom e vai na linha que eu penso e pretendo intensificar também. Acabei (2010) de formar em Ciencias Sociais pela FACERES. Cara, muito bom “reencontrar” pessoas que cruzaram a nossa vida e deixaram uma marca positiva! Parabéns pelo seu trabalho e já coloquei o meu email para receber seus artigos. Voltarei, certamente, a visitar o seu (nosso) sítio eletronico! Muita paz e alegria,

    Curtir

    • glaucocortez 17 janeiro, 2011 às 2:42 pm

      Olá Jesse,
      Claro que me lembro. Grande jornalista.
      Que legal que tenha feito Ciências Sociais.
      E que bom que tenha gostado do Educação Política. Volte sempre.
      Abraços
      Glauco

      Curtir

  19. Alexandra Belo 3 outubro, 2011 às 9:37 am

    Glauco, seu artigo é realmemte muito bom vc sabe como reverenciar quem realmente merece, vc explica tudo de uma forma que até uma leiga no assunto compreende ,vc é espetacular PARÁBENS GLAUCO…………

    Curtir

  20. Adison Paulo da Costa 13 abril, 2012 às 3:31 am

    Glauco parabéns pelo excelente trabalho

    Curtir

  21. Pingback: SÉRGIO CABRAL DETONA O POVO: DEPOIS DA FESTINHA EM PARIS COM A DELTA, AGORA APARECE INDICANDO O PASTOR FELICIANO | Educação Política

  22. Maria 9 maio, 2013 às 1:35 pm

    SEDICI (http://sedici.unlp.edu.ar) é o Repositório Institucional da Universidade Nacional de La Plata

    Curtir

  23. Pingback: SUSCETÍVEL FEBRIL

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: