Educação Política

mídia, economia e cultura – por Glauco Cortez

GOVERNO LULA NÃO TEM SAÍDA, É PRECISO NEGOCIAR O TEMPO TODO COM 300 PICARETAS QUE CHANTAGEIAM O GOVERNO

No início dos anos 90, Lula afirmou que havia no congresso 300 picaretas, Hebert Vianna fez uma música com a frase. De lá pra cá pouca coisa mudou.  Os picaretas ainda continuam no congresso e o espelho desse quadro é a CPI da Petrobrás.  Não porque não se deva investigar a possível corrupção na empresa. É claro que se deve investigá-la, mas não em um ambiente de esfera política.  O Ministério Público e a Justiça têm condições de fazer esse trabalho. Os 300 picaretas estão tanto na base do governo como na oposição e não medem esforços para chantagear.

A CPI pode ser nociva para o governo Lula, mas também pode ser para a oposição. Vai vir à tona o escândalo dos yuppies do PSDB, que queriam mudar o nome da estatal para Petrobrax e privatizá-la. Se o governo FHC tivesse conseguido, hoje toda a riqueza do pré-sal estaria nas mãos das empresas estrangeiras, sem a chance de politicamente se estabelecer uma estratégica nacional para a exploração das reservas.

A CPI da Petrobrax (como gostam os tucanos) mostra que a oposição está inteiramente sem rumo e que não há qualquer escrúpulo para se chegar ao poder; vale até trazer prejuízos para todo o país.

Existem inúmeras falhas no governo Lula que poderiam ser exploradas pela oposição como, por exemplo, dificuldade para reforma agrária e reforma política, incapacidade para diminuir de forma efetiva a desigualdade social, incapacidade para melhorar a distribuição de renda, falta de planejamento e investimento pesado em ciência e tecnologia, incapacidade para a democratização da comunicação e outros temas importantes. Mas a oposição se cala diante disso  porque não tem espectro político; são apenas representantes de capitais que buscam tomar de assalto os recursos da federação.

É difícil avaliar um governo que não tem saída e precisa o tempo todo negociar com 300 picaretas. Ouça abaixo a música de Hebert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sobre a frase de Lula sobre os 300 picaretas.


Veja também em Educação Política:

APÓS CONDENAÇÃO E NOVO INDICIAMENTO, SÓ MESMO O MASTERCARD PARA SALVAR DANIEL DANTAS

FUGA DE DÓLARES: POLÍTICA CULTURAL DE JOSÉ SERRA É MANDAR DINHEIRO PARA A SUÍÇA

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL É UMA CALAMIDADE PARA O BRASIL; PAÍS DEVE SE AFUNDAR AINDA MAIS NA CORRUPÇÃO NOS PRÓXIMO ANOS

TRAGÉDIA BRASILEIRA: GILMAR MENDES CONSEGUIU E BRASILEIROS PODERÃO INDENIZAR CELSO PITTA

Uma resposta para “GOVERNO LULA NÃO TEM SAÍDA, É PRECISO NEGOCIAR O TEMPO TODO COM 300 PICARETAS QUE CHANTAGEIAM O GOVERNO

  1. Augusto Mauro Jr 22 maio, 2009 às 11:57 pm

    É…
    Bons tempos meu caro…
    Naquela época se acreditava que o PT e o Lula distinguiam-se dos demais…

    Bom FDS

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: